top
index

A Bola de Ouro que conquistou as papilas dos Suíços

Jussara sempre trabalhou com artes gráficas. Quando chegou na Suíça em 2003, com seu marido, Alexandre, começou a fazer pão de queijo em casa para a família e amigos com polvilho que encontrava com dificuldade. Um dia teve a ideia de começar a vender a especialidade brasileira na loja onde comprava seu polvilho e a proposta foi logo aceita. Jussara fabricava os pães de queijo na cozinha de casa, após passar por uma fiscalização de controle de qualidade que terminou em gargalhada: “Meu francês era primitivo, estavam meu filho, minha nora, o fiscal e eu, tudo limpo e organizado para recebê-lo. Ele foi com muita calma fazendo várias perguntas e me orientando quanto a embalagem, o que colocar na etiqueta e perguntou como eu iria fazer a propaganda e falei “bouche a bouche”, ele deu risada, pois em francês a expressão “de boca a boca” é traduzida por “de boca a orelha” e “boca a boca” é usado em outros contextos.”

O negócio começou a crescer e Jussara dividia seu tempo entre a arte gráfica e o pão de queijo – fazendo e entregando, além de dois filhos adolescentes. No início de 2016 o casal teve de decidir se voltaria ao Brasil por conta do trabalho de Alexandre ou se continuaria na Suíça e empreenderia numa fábrica de pão de queijo. Após alguns estudos de mercado, o casal definiu que o pão de queijo teria um grande potencial na Suíça, não somente pelos mais de 12 mil brasileiros*(estimativa do consulado brasileiro em Genebra) residentes no país, mas também pelos muitos  suíços que têm algum tipo de conexão com a cultura brasileira seja por amizades, viagens, esportes ou música.  O pão de queijo Boule D’Or (Bola de Ouro) conta hoje na sua embalagem com o selo oficial da marca do queijo Gruyère, um dos mais conhecidos e apreciados na Suíça. A escolha desse queijo para fazer parte da receita foi sugerida pelo Alexandre, devido ao seu equilíbrio e textura.

Inicialmente o casal pretendia vender seu produto para pequenas lojas locais de produtos brasileiros ou portugueses, mas logo viram que era muito importante conseguir também uma entrada nas grandes redes de supermercados do país. Uma das maiores dificuldades que encontraram em sua busca por novos mercados nessas grandes lojas, foi o fato do pão de queijo ser um produto novo. 

Com muito trabalho, persistência e dedicação, Jussara e Alexandre conseguiram introduzir os pães de queijo Boule D’Or nos maiores supermercados da Suíça: Migros, Aligro e Manor. Mesmo assim, resolveram manter a venda em pequenas lojas, o que dá trabalho, sobretudo pela questão logística.  O casal nos contou que o mais difícil não foi acertar na receita, mas sim na visão de mercado e negociação com as lojas: “Fazer em casa o melhor pão de queijo do mundo é fácil! Hoje em dia encontramos inúmeras receitas fantásticas na internet, mas ter a visão de como colocar o produto no mercado, negociar, e abrir portas é muito difícil.” 

Quando lhes perguntamos sobre as primeiras dificuldades que encontraram e os desafios de se empreender na Suíça, afirmaram que a questão da qualidade é algo central na cultura do país, assim como os ajustes que tiveram de ser feitos para estarem conformes ao padrão exigido: “A fiscalização na Suíça é muito eficaz e construtiva em ajudar o empreendedor, porque o objetivo do fiscal é mostrar o que é correto a ser feito.” 

O casal conta com a ajuda de outros 5 funcionários e trabalha duro, até nos finais de semana se necessário, para poder entregar tudo no prazo e com qualidade. Contudo, uma particularidade da Suíça é que a demanda varia de acordo com a estação do ano. Nos meses de verão, por exemplo, as vendas diminuem, pois muitas pessoas viajam e uma parte dos clientes suíços tem o costume de não ligar o forno nessa época do ano. A fábrica, instalada em Nyon, no Cantão de Vaud, produz em média 3000 Kg de pão de queijo congelado por mês, mas tem uma capacidade para dobrar esse número. O casal tem planos de ampliar a gama de produtos, contudo, infelizmente por conta da atual crise do COVID 19, a maioria dos eventos de degustação programados para este ano foram cancelados.  

Por conta de seu sucesso, a Boule D’or já conta com alguns concorrentes, mas Jussara afirma confiante que “O sol nasceu para todos e se não dermos certo por causa da concorrência é porque não estamos fazendo o certo”. Alexandre acredita que o sucesso da Boule D’Or não esteja relacionado apenas ao fato dos brasileiros que moram na Suíça comprarem e gostarem do produto, mesmo que isso seja importante, pois serve de base para uma boa disseminação: “Para uma empresa ter sucesso no país é essencial que entre solidamente no mercado suíço, na cultura deles.” No caso da Boule D’or, o casal não trouxe um produto brasileiro para a Suíça, mas na verdade usou como base de seu produto aquilo que a Suíça tem de melhor, o queijo e os excelentes ingredientes locais. 

A dica que Jussara e Alexandre deixa para outros brasileiros que têm o sonho de criar seu próprio negócio na Suíça é a importância de perseverar, compreender a cultura local e se ajustar a ela. Além disso, trabalhar com alimentos significa uma grande responsabilidade e necessidade de adaptação às exigências locais de higiene de altíssimo nível.

Uma equipe da CHamBR fez uma visita a fábrica da Boule D’Or em Nyon em julho deste ano e além de ser recebida de portas-abertas e com muito carinho,  também teve a surpresa de encontrar um verdadeiro banquete de pães de queijo em diferentes versões, acompanhados de um bom vinho regional. 

A Boule D’Or é uma das principais apoiadoras da CHamBR, e viu na Câmara uma excelente oportunidade de divulgar seu produto, sobretudo nos eventos organizados em Genebra: “Os eventos em que a CHamBR esteve envolvida nestes últimos anos foram uma oportunidade fantástica para nós divulgarmos o produto. E continuam sendo, pois encontramos muitos brasileiros que ainda não conhecem nosso pão de queijo”. 

A CHamBR deseja muito sucesso a Boule D’or e espera poder degustar seus novos produtos em breve!

Adriana Verdier
Responsável de relações exteriores da CHamBR

Where to find us

Chapel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur elit sed do eiusmod tempor incididunt.

    Translate »